quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ansiedade não, suavidade já!

 Uma prova oral, uma dinâmica de grupo, uma apresentação pessoal, ou mesmo a certeza de que daqui a 10 horas será hora de retomar a semana, segunda feira...

Alguém já se sentiu tenso, em uma roda, em uma excursão, em uma dinâmica de grupo, inicio de um curso, enfim, em uma situação  em que cada um se levantava e fazia uma apresentação pessoal?

Quem será o primeiro? “não, eu não... não me escolha... por favor... não me escolha”, e logo o sujeito que conduz a apresentação diz que será por iniciativa de cada um, não seguirá uma ordem... “ufa... não serei eu!! Mas...e quando serei eu? ... ah, meu deus do céu... qual o momento... deixe-me abaixar a cabeça, assim não chamo tanto a atenção”.

Vai um, outro, outro,... Começa a contagem regressiva, sabe como é? Explico: o sujeito pensa “só faltam três e comigo quatro... só faltam dois... ai, ai, ai... só eu e o outro... vou, não vou?”.

Quanta ansiedade!!!

Mas a ansiedade, por definição é aquela ânsia, aquela tensão incômoda (às vezes muuuuito incômoda) que precede momentos de risco ou perigo incerto ou imaginário.

Básico do básico? Concordam?

Então, estamos em uma roda de apresentação pessoal. É inevitável. Vamos, em algum momento, falar de nós. A preocupação com a tensão do derradeiro momento é PIOR  que o derradeiro momento.

Não é melhor assumir... “que seja! Vou me apresentar mesmo!”...  relax total. É fato determinado. E você, numa boa, é determinante.

Vai dormir, daqui a pouco começa a segunda... Esqueceu do relatório que deveria fazer, ou, esqueceu de preparar a cola para a prova de amanhã cedo ( é...  sei bem... não estudou, não é???) ... Esqueceu? Vai se levantar agora e fazer o que não fez?  Não. Está com sono.  Ok, nenhum problema nisso.

Então pronto! Nada alterará o fato. Assuma que “lascou” e pronto. “êee soninho bom!”.

Gente relaxa ... Respira!!! O importante não deixa de ser importante se você respirar... Sabe como é? Inspira... Expira... hehehe (brincadeira a parte, há gente que de tão tensa respira mal , muito mal).

O que podemos aprender? Muita coisa, mas com destaque: você sabe o que está diante de você, mas não gosta muito do que é? Respira fundo e diz. “que seja!” ... Dê de ombros e relaxe... Responsabilidade não impõe  sofrimento.

Como uma pessoa querida me falou uma vez: “é domingo a noite? Logo é segunda? Então até a meia noite ainda é domingo, certo? Relaxa!!!”

Um afetuoso abraço, do amigo Lucius Augustus, IN.

2 comentários :

  1. INFELIZMENTE A MAIORIA DAS PESSOA VIVEM NO "PRE-OCUPADO" IMAGINANDO SEMPRE ANTES O QUE IRA ACONTECER..... QUE MISTÉRIO? NÃO PODERÍAMOS VIVENCIAR ENTÃO SOMENTE O MOMENTO (AQUI/AGORA).....
    FORTE ABRAÇO
    RM.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Ronnie Shanti!

    É fato! Continuamos na torcida de que aumente a cada momento o numero de pessoas que percebam que a pacificação não é difícil, e que o Agora e o Aqui são o centro da percepção de uma vida saudável.

    Forte abraço,

    Lucius.

    ResponderExcluir