sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Férias (Parte III)

Oi... Tudo bem com você? As férias já te renovaram? Ou... Já te deixaram... Digamos, estressado? Sei que soa um pouquinho estranha a última pergunta, embora algumas pessoas já tenham se acostumado com o “cansaço do período de descanso”... (este post pode mudar sua vida)


Em ‘Férias (parte I)’, definimos férias como a formalização da autorização para descansar; em ‘Férias (parte II)', tratamos de alguns aspectos interessantes sobre férias, com destaque para dois alertas bem importantes: não existe tempo suficiente sob ansiedade, e não adianta tentar agarrar o tempo.

Sabe como férias podem ser cansativas, não é? Cumprir com todas as definições feitas, como arrumar o guarda roupas, o armário, as gavetas, aquela, em especial, onde “foram” se acumulando ao longo do ano documentos, recibos e papéis em geral, visitar a tia que há tempos não visitamos por falta de tempo...
Tempo... Eis o destaque deste post.

Como repousar com tantos compromissos assumidos? “Mas, Lucius, é exatamente o período em que posso “por minha vida em dia”... eu sei, eu sei... contudo tenho uma recomendação a você, querido zerador de karma: plante sempre. Não deixem para plantar de uma só vez, ainda mais com a expectativa de colher de uma vez. A Lei do karma funciona assim e a vida da gente funciona assim.

Peguemos um exemplo: arrumar a gaveta onde ao longo do ano foram sendo acumulados documentos, recibos, continhas, anotações, papéis.

Que tal algo revolucionário? Ao invés de ter que reservar um tempão para arrumar a bagunça de papéis nas férias, não gerar bagunça alguma. Interessante? Óbvio?

É uma questão de treinamento... Antes de por em ordem aqueles papéis, nem ponha papel algum em desordem... Esta com um recibo nas mãos? Qual o lugar dele? Já põe.  “mas se eu parar para guardar organizadinho tudo, ao longo do ano, perco um tempo danado, Lucius!”...

Permita-me discordar. Quanto tempo leva para guardar um documento na pasta ou gaveta cujo rótulo é “bagunça que depois arrumo”? 5 segundos? E se você tem um sistema de organização já, uma pasta com separações, por exemplo, quanto tempo leva para colocar o tal documento em seu lugar de destino? 15 segundos? Diferença de 10 segundos.

Consideremos que em 12 meses, você tenha que guardar aproximadamente 600 documentos. São 6000 segundos a mais do que o que gastaria para jogá-los em uma gaveta, ok? 6000 segundos dá exatamente 100 minutos, ou seja,  1h e 40 min por ano  para manter tudo em ordem.

E se você deixar tudo misturado, para arrumar nas férias? Quanto tempo levará? Mais do que 1h e 40 min?

Aposto que mais que meio período!!! O tempo que você levaria para ir ao cinema, comprar uma pipoca e um guaraná, sentar confortavelmente em uma poltrona e assistir a um bom filme, voltar para casa, olhar para a pasta bagunçada e ainda dar uma boa gargalhada! “hahaha... eu te arrumei ao longo do ano... nanananã

Desse modo, causas ordenadas pequeninas postas em movimento, gerarão um efeito colossal ordenado em algum momento. Se for às férias... ahh... Que renovador...

Visite a titia, sem protelar, assim que possível... É tão gostoso o abraço! Gaste 10 segundos a mais para por o sapato no lugar dele, o documento no lugar dele, cada coisa arrumadinha, realizada em seu tempo.

Ordem ao longo do ano possibilita ordem nas férias... Vamos começar agora?

Um afetuoso abraço, do amigo Lucius Augustus IN

4 comentários :

  1. Saudações Lucius,

    adorei o post. Nos lembra como viver com simplicidade faz toda a diferença em nossas vidas. Amei!!!!

    Obrigada! Fraterno abraço,

    Ach. Gilmara

    ResponderExcluir
  2. Acessei seu site a partir do STUM, também sou articulista lá. E vou te contar: foi a melhor garimpada literária dos últimos tempos! Despojado, simples, direto, com muita luz! Parabéns, Lucius!

    ResponderExcluir
  3. Saudações Ach Gilmara,

    Obrigado por seu carinho! A simplicidade nos possibilita uma relação muito nutritiva conosco e com nossas realidades, não é?

    Obrigado por percorrer as linhas que expresso.

    Fraterno abraço,

    Lucius Augustus, IN.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristina Nunes,

    eu me sinto mais do que encorajado a prosseguir, pois seu carinho e sua percepção experiente, e de competências que admiro, muito mais do que me honram.

    Obrigado!

    Afetuoso abraço,

    de seu amigo e servidor, Lucius.

    (a propósito: eu a admiro e admiro seu lindo trabalho)

    ResponderExcluir