quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

As Três Montanhas Russas - Luz na Escuridão

Vamos considerar a percepção que temos do mundo: os sentidos comunicam o mundo exterior para nossa mente, certo? Coletando informações sobre o mundo exterior por meio dos sentidos e no território de nossas mentes é que damos algum significado àquilo que entendemos por mundo, por realidade.

Por exemplo  3 pessoas em uma montanha russa pode significar 3 impressões beeeem diferentes do que entendemos por realidade “interação com montanha russa”. Vamos ver:

A primeira grita eufórica e adora a experiência; a segunda grita quase desesperada e odeia a experiência; a terceira... bem... a terceira não deveria ter comido tanto antes de ir ao brinquedo radical.


Sobre realidades, que tal uma visão simples?
Vivemos em pelo menos 3 mundos:
  • O exterior, onde se encontram as “figuras” que são compartilhadas, por exemplo a montanha russa (os três captam com os sentidos);
  • O interior, onde o que é captado pelos sentidos ganha significado (o que acham da montanha russa)
  • O exterior com significado, que é o conjunto de “figuras” interiorizadas, que ganharam significado, e agora servem de cenário onde as relações ocorrem (é a relação com a montanha russa e o com o significado dado).

Você sofre por temer algo? Este medo é o resultado proporcional ao estímulo (montanha russa) ou está superdimensionado?


O medo está baseado nas imagens interiores que carregamos e que associamos às imagens externas (captadas pelos sentidos).  Por isso que o mesmo estímulo causa reações diferentes em diferentes pessoas.

Se o medo, a insegurança, a timidez extremada te atormentam, considere que algumas figuras do mundo exterior ganharam um significado em seu mundo interior, que, no terceiro mundo – o mundo das relações-  te causam sofrimento.

Então não é a barata que te faz sofrer por medo? Não. É, sim, o que ela significa para você (e este significado está nas imagens internas)

O que fazer? Ressignificar cada uma dessas relações e imagens. Ou seja, escolher imagens interiores diferentes  para associar àquelas imagens exteriores que por enquanto estão assustadoras.

O que se esconde na escuridão? O que é revelado pela Luz.  Escolha ligar as luzes para desconstruir os medos.

Se este assunto – medo – é interessante a você, me acompanhe. Vou falar mais a respeito. Você não está só nessa jornada, ok?

Abraço do amigo, Lucius Augustus, In.

0 comentários :

Postar um comentário