terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Importância de Tudo: peça a peça


Como você se sente agora? Você esta com um sem fim de afazeres? Agitação, pressa, correria?  Eis uma prática bem interessante:

Quando for fazer algo, faça algo e somente algo.

Simples? Sim, muito simples e praticável. Contudo, uma olhadela com mais atenção indicará que não é o que ocorre.

No momento em que o indivíduo faz sua refeição, sua mente dispara inúmeros pensamentos, seus sentidos totalmente alertas captam tudo ao seu redor e alguns sentimentos  tumultuam ainda mais esse trânsito caótico nos mundos internos.

E isso faz com que o gasto de energia seja enorme!

Foco é uma ferramenta muito poderosa de eficiência e eficácia no uso da sua energia psíquica, e fantástico meio de permanecer em quietude.

Cada  ação em seu tempo, em seu espaço, com percepção totalmente voltada àquilo que é reconhecido como necessário.

Exemplo 1: está almoçando? A refeição pode ser uma prática espiritual de harmonia e ordem. Foco na alimentação, no ato de se alimentar. Sem pressa, no tempo saudável. Não convide à sua refeição preocupações, anseios, expectativas.  

Exemplo 2: está conversando com um amigo? A conversa pode ser uma prática espiritual de harmonia e ordem. Foco na conversa. No que ouve, no que percebe, no que assimila, no que quer comunicar. Se interesse verdadeiramente pela pessoa que está com você e no fato ‘comunicação’.

Foco. Atenção. Importância para tudo e cada coisa, em seu espaço e em seu tempo.

À medida que focamos naquilo que se apresenta como o alvo de importância do ‘Agora’, e lidamos com atenção, dedicação com amor e serenidade, vamos acumulando não mais compromissos, sim eficiência. A habilidade vai aumentando e a harmonia se torna crescente dentro de nós.

Mas com essa harmonia toda como vou jogar Squash, Lucius?

A atividade pode ser intensa, mas a ordem interior pode permanecer em uma quase constante, oscilando pouco no que chamamos de paz. (a mesma  sentida na meditação)

Então, quer você precise dar uma palestra, apresentar um trabalho, realizar uma tarefa, tomar um sorvete, papear com uma amiga ou jogar squash, atenção e foco, ok? Começando por um agora, você terá aos poucos um Super Presente.

Abraço com harmonia, do seu amigo, Lucius Augustus, In

1 comentários :

  1. Muito obrigado por suas orientações espirituais, elas estão sendo remédio para o momento pelo qual estou passando.

    ResponderExcluir