sábado, 25 de fevereiro de 2012

Não busque a Felicidade



Ao ler esse título, é  provável que alguém afirme que endoidei de vez.

Eu do meu lado/ Aprendendo a ser louco/ Maluco total/ Na loucura real”, (‘Maluco Beleza’, Raul Seixas),  ... hehehe... Pode ser.

Sobre o título, além de indicar algo de grande valia para quem quer viver melhor, também é uma super dica para o progresso: basicamente, você busca aquilo que não está presente, pois, se estivesse, não precisaria buscar. Busca-se o que supostamente completa aquilo que já é presente,  ou o que falta.

Então, no mínimo, você precisa admitir que não é feliz  (não é o quanto deseja ser), para partir em busca da felicidade.

Este é um mau negócio! Gera conflito!

Se  você quer felicidade, plenitude, paz, viva agora.   Sinta satisfação, paz e contentamento agora, com o que é, com o que tem e o que vive, e caminhe em direção ao além por exercício de um direito, e não mais por rejeitar (mesmo que um tantinho) o presente.

Se você buscar no depois, por se sentir incompleto no agora, surgirá um conflito entre o presente e o futuro (quando  supõe-se que você encontre o que projetou). Este conflito cria uma tremenda resistência e ainda por cima é sabotador.

Aceite seu momento presente e sinta a satisfação do seu agora. O progresso  e o enriquecimento espiritual, digamos, é resultado do caminhar disposto ao aprender, com abertura para o novo.

Você já é uma obra de arte espetacular. E estão presentes todos os elementos para sentir contentamento e paz, agora. 

Amanhã, será o resultado do exercício de um direito de ir além, e efeito do presente- causa.

Mas, sem conflito. Caminhemos satisfeitos.

Excelente sábado!
Abraço do amigo, Lucius Augustus

6 comentários :

  1. Esta mensagem é a maior sabedoria desta vida. Quem não sente a plenitude agora não conseguirá sentí-la depois, pois a busca incessante nega o atual estado.
    Realmente viver o agora é o que basta, pois é a única sensação existente (o futuro ainda não chegou e o passado já se foi).
    Então, vamos todos viver o agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem com você?
      Obrigado por sua participação e comentário!

      Vambora... vamos viver o Agora!!!

      Um super abraço,
      Lucius

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Luscinia!

      Obrigado por seu carinho! Eu que te agradeço!

      Super abraço,
      Lucius

      Excluir
  3. Pois viver o momento é bom, mas alguém pode dizer-me como viver este momento? Por exemplo se alguém está doente ou com uma outra inquietude, como ele pode ser feliz assim?
    Conserteza que deve ir á busca do melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações fraternais, Amigo!

      viver o momento presente é viver onde você está no tempo em que está. Diga "agora"... disse? esse momento em que você percebe que escolheu dizer ou não é o presente. é a VIDA.

      O passado (por ser lembrado) e o futuro (por ser imaginado) acontecem no presente. Contudo, quando deixamos de viver o momento para viver lembranças ou projeções, não vivemos plenamente o que temos diante de nós: nossas verdadeiras oportunidades.

      Sobre sofrimento: precisamos identificar o que depende de nossa vontade e o que não depende , e fazer tudo que pudermos pelo que depende. Sobre o que não depende, precisamos ter um posicionamento mais consciente, e administrar a inquietação interior.

      Ser feliz é algo que pode ser potencializado com realizações e conquistas, por isso é válido planejar o futuro. Isso quer dizer: saber em que direção esta indo, quais metas, quais motivações... e de resto é seguir no agora.

      Por mais intenso que seja o estado que se apresenta no agora, se vasculharmos, encontraremos alguns motivos para sentirmos satisfação, disposição e vida. Assim, seguimos em direção ao futuro.( e lembre-se que, chegando lá, você estará cá - depois se transforma em agora).

      Um beijão,

      Lucius

      Excluir