sexta-feira, 23 de março de 2012

Eu Sou o Que Sou (e o Que Quero Ser)

Ei, que olhinhos sem brilho são esses? Que situação desconfortável é essa em que você se meteu? Não foi você? Colocaram-te aí? Acho que não... Acredito que não...

Hábito que machuca esse, amiga minha; costume que limita o alcance das interações, amigo meu... Validar sua importância através dos outros? Deixar na mão de outros o poder de dizer que você é uma pessoa aceitável, legal, bonita, interessante?

Não é um bom negócio... Ah, não! Nem um pouco! Você, em algum momento, deixou de utilizar o Poder de validar sua presença e ações, e começou a observar como reagem a você para tentar sentir se foi adequada, aceita, ou rejeitada e inadequada.

É útil, em convívio com as pessoas, ter abertura para feedbacks, abertura a aprendizado, abertura a sugestões. Mas essa abertura é para adaptação e aperfeiçoamento. Não serve para fazer de você alguém que valha a pena.

Você já vale à pena! Entende? Você vale à pena!!!!

Esperar a validação de sua importância, de reações, expressões faciais, atitudes do outro, alimenta a insegurança. Deixa-te desconfortável e sufoca sua espontaneidade.

Você não está sendo você. Esta sendo um observador das reações do outro. A rigidez gerada pela expectativa não mostra toda a sua beleza, vivacidade e o quanto é interessante. É como uma flor que se fecha... Como apreciarão a beleza, o perfume?

Vamos lá! Essa tensão e insegurança de nada te servem. De nada! Dispense-as. Comece a se sentir à vontade... Relaxa... Apenas relaxe...

Assim como você se acostumou a temer desagradar e a desejar agradar, você poderá se acostumar a se sentir à vontade e confortavelmente adaptada.

Respire fundo e diga a você: “Eu valho a pena exatamente agora. Nada preciso mudar para que eu seja interessante. Escolho a mudança para aperfeiçoamento e escolho ser eu, do jeitinho que sou agora, para me relacionar com as pessoas”.

Uma dica: olhe para as pessoas com carinho e observe nelas o que é belo, interessante, agradável, novo... Um olhar positivo para o outro fará com que você se acostume a olhar de modo positivo, e isso se voltará para você também.

Abraço,

Do seu amigo, Lucius Augustus, IN.

9 comentários :

  1. Tudinho do jeitinho que é... E a dica? Perfeita... vou começar já. Obrigada lindo Lucius!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Márcia,

      É muito motivante sentir um tanto da sua disposição! Te admiro!

      Um carinhoso abraço,

      Lucius

      Excluir
  2. Excelente texto....Simplesmente magnífico....Caiu em cheio prá mim......Vou colocar em prática tudo que vc escreveu. Parece que te falei de minhas angustias e aí vc escreveu o texto prá mim. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alma amiga, vê que deliciosa sintonia...

      se este texto tem vida, querida amiga, ele te reverencia, pois você faz com que cada letra tenha razão de existir, graças à utilidade que você atribuiu a ele! Obrigado!!!

      Abraço, com carinho.

      Lucius

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Angela,

      obrigado por sua amizade e por acompanhar o blog.

      Um super abraço,

      Lucius

      Excluir
  4. Amei....continue nos escrevendo, com certeza muitas pessoas (assim com eu)...serão ajudadas e motivadas a novas atitudes....
    ADOREI.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ines Almeida!

    que carinho delicioso, querida amiga! Obrigado! Continuarei caminhando de braços dados com você, com vocês. Vamos aprender mais, pacificar mais, viver mais.

    Super abraço,

    Lucius

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Lucius, seus textos estão me salvando.
    Que Deus continue a abençoá-lo sempre.

    ResponderExcluir