terça-feira, 20 de março de 2012

"Eu tinha certeza que estava em dúvida!"


Entendemos a realidade na qual estamos inseridos de acordo com o conhecimento já adquirido, as impressões que temos dos fatos, das pessoas... Enfim, entendemos a realidade de acordo com filtros bem definidos em nossas mentes.

Você lê este texto, conversa com este amigo. Estabelece uma relação aqui, percebe? De que modo você assimila esta relação? Como percebe o que é comunicado? A partir de que filtros? Quais as verdades que você defende?

Nesta ou em qualquer outra relação, há alguns elementos constitutivos da situação na qual estamos inseridos, que já são pré definidos por nossos filtros. Parte do que entendemos como realidade é a repetição de uma parcelinha de realidade que carregamos conosco para onde quer que a gente vá.

A mente se desloca e os filtros se deslocam junto. E foi lá na Fazenda do Sr. Benedito, tio de Dna. Aninha, onde paramos para almoçar aquele arroz e feijão gostoso... Da roça mesmo, com aquele cheirinho de “quero mais”... E sentindo um pouco da natureza, conversando calmamente... Aprendi.

“Você que é sabido, Lucius, responde: quantas fatias tem esse queijo, se eu cortar ele no meio?”

Pergunta interessante... “Tem duas, Seu Dito... a sua metade e a minha metade (já sugerindo minha intenção de levar pra casa aquele queijo delicioso)”.

“Ê seu moço! Que duas coisa nenhuma, que para o amigo vou ofertar um queijo inteiro (conversar com um sábio dá nisso: fui pego no pulo!). Mas não é porque chamo metade do queijo de fatia, que tem que ser uma fatia... a resposta é: quantas fatias eu quiser cortar”.

Há muita sabedoria nisso. Resolvi trazer para essas linhas e compartilhar com vocês, queridas amigas e amigos. Crescer com algemas, e acostumar-se a isso, não faz delas pulseiras; a certeza nem sempre corresponde a um fato. (às vezes serve só para dar bases, segurança, não é?)

O que é proveitoso, agradável, útil e muito gratificante? Abrir-se ao aprendizado.

Se estivermos em uma relação; se estivermos conversando, quero te ouvir integralmente, sem filtros, sem gabaritos para reconstruir o que você disser. Interessa-me o que você comunica.

Sabe o amor? Quantas formas há para comunicar amor? Há quem se desentenda porque acha que o outro não ama. Ama sim! Só não comunicou do modo que você comunica. Somos aprendizes...

Qual a utilidade daquilo que é ofertado em uma mensagem, em um princípio?  A necessidade comunica que aquilo tem ou não utilidade... se tiver, acolha sem filtros. Por meio da ação, transforme em experiência aquele princípio... a partir daí, ela fará parte de sua história.

O que é comunicado de modo puro pode ser acolhido sem edições, se esta for a nossa escolha. No final das contas, o Poder é nosso: chama-se Vontade Realizadora (define, decide, corta as fatias do queijo e realiza).

Um abraço, do amigo Lucius Augustus, IN

6 comentários :

  1. hahaha...
    hahaha...
    hahaha...

    ...(conversar com um sábio dá nisso: fui pego no pulo!)...

    é isso, meu amigo. reconhecermos ...
    ...saindo pela tangente.
    ...hahaha...

    excelente, meu caro.
    um grande abraço.
    malukow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malukow

      hehehe... e vamos que vamos!!!

      Um grande abraço,
      Lucius

      Excluir
  2. Sabe Lucius, fico mexida com essas palavras. Incrível como veio como uma... "palmada" na minha moral. Como preciso melhorar... estava lendo e visualizando a situação que vivi ontem. Tudo é aprendizado. Qntas formas de se comunicar amor, qnto amor não utlizado, não lançado para os corações, qntos entraves, qnta falta de aceitação das formas como o outro pode demonstrar amor, qnta falta de "olhos de ver". Perdão querido amigo Lucius, mas esse texto, apesar da dor de cabeça que sinto nesse momento, que me tira o foco, a concentração, me mostra o qnto estou errando... e isso é ruim pra mim. Até porque consigo vislumbrar minha incapacidade de entender o amor a mim ofertado. Nunca foi como eu quis, então deixei de enxergar... que pena!! Obrigada pela Luz amigo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Márcia,

      Somos todos aprendizes. No momento em que considerarmos que sabemos, deixaremos de viver a oportunidade de Saber verdadeiramente. É uma disposição, uma atitude. Uma espécie de curiosidade para aprender e descobrir o novo sempre, em cada relação.

      O Amor é algo maravilhoso e mágico; poético e melodioso... é tudo... e vai além do que conhecemos.

      Nossa relação de "amor" com alguém em particular, é sustentada muito mais no esperar do que no oferecer. Nos tornamos pedintes, carentes de tudo.

      Vê: se oferecemos algo, muitas vezes esperamos uma reação específica do outro. ( então muitas vezes nós oferecemos para receber); se não recebemos o que esperamos - do jeitinho que esperamos - nos sentimos carentes e menos amados.

      Precisamos aprender a nos amar mais, para podermos esperar menos. É assim que relações afetivas tendem a ser um sucesso.

      Esse texto te balançou? Isso é ótimo! Você foi estimulada. Quando você percebe que existe algo que pode ser diferente, você começa a perceber as possibilidades e os meios de realizar aquilo que é diferente.

      Acredito em sua felicidade, por isso a convido a se empenhar em perceber o quanto você é importante e cheia de amor. Assim você se sentirá muito bem com você e poderá conviver com leveza e intercâmbio com o outro.

      Um carinhoso abraço, do seu amigo, Lucius.

      Excluir
  3. O seu texto tira o véu dos nossos olhos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Alma amiga, obrigado por sua presença!!!

    Aprendemos juntos... perceberemos além, de braços dados.

    Um afetuoso abraço,

    Lucius

    ResponderExcluir