sábado, 17 de março de 2012

Isso é Coisa da Sua Cabeça


“A Prática Leva À Perfeição”, diz o ditado1, e não podemos negar que nossos esforços não sejam recompensados pela eficiência.

Um atleta que quer ter o melhor desempenho possível se empenha, se esforça, treina com muito afinco... Literalmente “sua a camisa”!!! A eficiência e o melhor desempenho do atleta são obtidos por esse condicionamento voluntário, do corpo e da mente, mediante treinamento.

Já usamos a ferramenta da repetição, da insistência teimosa, até, para guardar informações, dados, números, fórmulas... Repetimos e repetimos e repetidos... E quer tenhamos definido, quer seja algo que fazemos sem perceber, o resultado é o mesmo: eficiência.

A Repetição, a persistência, o foco, são muito úteis, mas vamos combinar: sem exageros, ok?

Quer sentir aquele calorzinho gostoso no peito... Aquela sensação de paixão, de empolgação e ânimo... Pense na pessoa amada; quer sentir a alegria de algo que foi deliciosamente vivido, pensa a respeito daquele dia, do que viveu...

Muito legal isso, não é? É!

Principalmente quando percebemos que este mecanismo tende àquilo que desejamos e àquilo que rejeitamos: Quer se sentir preocupado, angustiado, ansioso, com medo? Pense no fato, na relação ou até em um evento passado no qual você tenha se sentido mal. Pronto: Já se sentirá mal, facilmente.

“Mas o que tudo isso tem a ver com repetição, Lucius?”. Simples, minha querida alma amiga... Um padrão mental ou pensamento, digamos, “bom” te remeterá a sentimentos “bons”, e isso gerará uma experiência de momento “boa”... A encrenca ocorre quando trata-se do contrário.

Quer se sentir mal? Pense em algo “ruim”, traga à tona uma lembrança que te desagrada, uma preocupação, e... Pronto... Você estará se sentindo mal...

... A repetição está na eficiência dessa ferramenta tão poderosa que é a mente. Por exemplo, quando nos sentimos mal, tendemos a continuar nos sentindo mal até que algo beeem forte nos atraia ou atraia nossa atenção a outra espécie de energia mental...

O quê? Então é só eu mudar o foco, escolher algo diferente para pensar, que deixo de sentir o “que estou sentindo?”... Sim!!! Essa é uma das poderosas ferramentas de administração do que sentimos.

A mente não é uma vilã, pelo contrário, é uma ferramenta poderosa que estamos aprendendo a usar. De tão poderosa, para buscar a eficiência, ela repete e repete e repete a resposta interior a um estímulo, por exemplo, um pensamento ruinzinho... E isso gera um sentimento de mesma natureza... É um mecanismo muito eficiente.

Nossa mente é atlética... É assim que criamos hábitos produtivos, improdutivos e contraproducentes... Repetição...

Da próxima vez que se sentir mal, de uma olhadela... Assim... De canto de olho no que está pensando, e teime em pensar outra coisa, escolhida, gostosa... Logo o sentimento começará a equivaler ao que você escolheu... Repetir voluntariamente o que lhe faz bem é treinamento, pela mente, só que dessa vez produtivo e bem definidinho...

Vamos treinar e vamos nos sentir muito bem hoje?

Um sábado maravilhoso a vocês, amigos!

Abraço, Luciius Augustus

(1)Provérbio latino ‘Fabricando fit faber’- ´’a prática leva à perfeição

2 comentários :

  1. Ótima reflexão! Como diz o provérbio "mente são, corpo são" ... a natureza e qualidade de nossos pensamentos agem diretamente em nosso comportamento. Muita Luz e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Magal Isali !!! Que bom contar com sua presença!!! Obrigado pelo carinho e amizade!!!

    Sim, de fato! Concordo com você! Obrigado por suas considerações, tão bem vindas.

    Muita Luz e Paz.

    Abraço, do seu amigo
    Lucius Augustus

    ResponderExcluir