terça-feira, 10 de abril de 2012

Direto ao ponto: Tolerância


Perguntaram-me sobre a tolerância (pediram para eu falar algo a respeito), e convenhamos muitos dos conflitos vividos no território da emoção e muitos desentendimentos, são fruto da intolerância. Que tal algumas linhas?

O que não passar pelos nossos filtros mentais, nossos gabaritos, rejeitamos. O carro que nos fecha no trânsito, o preço do arroz, a falta de sacolinhas plásticas, o fato de produzirem sacolinhas plásticas, o fato de usarem sacolinhas plásticas, repetir tanto 'sacolinhas plásticas',  uma fila no caixa eletrônico, a chuva quando queremos dia ensolarado, o frio quando queremos calor... O calor quando queremos frio... Até o clima tem que nos servir... hehehe!

Intolerância é explicação para sofrimento. Intolerância afasta pessoas, faz com que a experiência de uma infinidade de situações seja desconfortável e até desgastante... Dá aquele tão conhecido aperto no peito, nó na garganta, ardência no estômago... Intolerância faz mal à saúde!

Mas e a tolerância? Como fazer para desenvolvê-la? 

Na Escola de Zeradores de Karma onde estudo, aprendemos o uso de virtudes para aplicação em nosso diário viver. Vou passar uma colinha para vocês:

Respeitar e aceitar o que se apresenta produz serenidade, e essa favorece a tolerância. ( a instrução está no final deste post)

É diferente de determinar tolerância por dever e pronto! Válido, mas muitas vezes é só tolerância aparente. Nos mundos internos é intolerância, barulho, desordem. Sabe quando há o sorriso, mas por dentro uma espécie de contrariedade que não combina com o sorriso?

Se for para usar de toda a simplicidade para oferecer uma ferramenta, eu digo: Assuma respeitosa aceitação e relaxe: a tolerância é consequente.

Simples treinamento. E é uma delícia se sentir em paz, não tendo que ser satisfeito por um monte de condições ( que nem conhecemos completamente).

Um abraço, do amigo Lucius Augustus, IN.

    • "A Educação estimula o Respeito. Mas respeito escolhido, consciente. Este estimula a Aceitação. Mas Aceitação escolhida, praticada, consciente. A Aceitação possibilita Leveza que por sua vez possibilita a Suavidade (fluir, aprender a nadar) da adequação (Flexibilidade e Versatilidade) à pessoa, fato, contexto.  A suave adequação proporciona uma expansão da aceitação já sentida que comunica independência (como se uma voz interior dissesse “tudo está certo, tudo flui perfeitamente. Nada é preciso para que você sinta Paz. Acabou. Não há condição a ser satisfeita para a Paz. É sua a Paz”), e o resultado é a Tolerância. Mas uma profunda e consistente percepção Tolerante. Uma expressão de liberdade Incondicional, que possibilita, a partir de então, tolerância espontânea ..."...


2 comentários :