terça-feira, 8 de maio de 2012

Istadores, avante!

Há momentos nos quais perguntam qual é a sua Religião. Você diz: “bem, de um modo geral, sou Espiritualista. Não sigo uma Doutrina ou Religião específica”.

Ok. Legal esta resposta. Eu já falei algo parecido em várias ocasiões. “Sou Espiritualista”...

O que é um ‘Espiritualista’? Fiquei cá pensando, e cheguei à seguinte conclusão: Espiritualista é um sujeito que “ista” o ‘Espiritual’...



Que tal? (Ista+espiritual=espiritualista)!!!! Não é isso?

Agora vamos considerar o que é ‘ista’ e o que é ‘espiritual’. ‘ista’ é um sufixo com raiz no latim e no grego, e... 

Vamos por outra direção, amigos? ‘ista’ é “fazedor, realizador, praticante”. Pronto. Que tal?

Espiritual é algo que vai além do material, que combina com comportamento virtuoso, que dá sentido à evolução, à elevação, ao progresso, à paz, à Ordem... Podemos convencionar desse modo? ‘Espiritual’ é o que tem natureza transcendente e virtuosa. Topam?

Ok... Então ficamos com o seguinte: ‘Espiritualista’ é o “ista” do ‘Espiritual’, ou seja, é o praticante do transcendente e virtuoso.

Legal. Ficou fácil de entender. Mas... Espere um momento aí! Ser Espiritualista não implica em “istar” o ‘Espiritual’ o tempo todo? Um Santista só o é na hora que tem jogo? O vegetariano só o é quando tem refeições? No restante do tempo não?

No que você acredita? “Sou Espiritualista!”, diz satisfeito um amigo. Tá bom, amigo querido. Mas vamos combinar que precisamos istar mais o espiritual? Na hora do atrito, no congestionamento, na fila do banco, no trabalho, quando acaba a luz... A qualquer tempo, nós, espiritualistas, ‘istamos’ o espiritual?

A virtude e o transcendente servem a qualquer tempo, não só no momento de inspiração.

Gente, lanço a campanha: “Istemos mais e istemos unidos”... Vamos “istar” o tempo todo... Até porque, nós mesmos que escolhemos nos definir como “istadores” do ‘espiritual’, certo?

E, afinal, guarda chuvas serve principalmente para os momentos em que está chovendo, se é que me entende... hehehe.

Abraço, do amigo, Lucius Augustus, IN.

2 comentários :

  1. "Na hora do atrito, no congestionamento, na fila do banco, no trabalho, quando acaba a luz..."
    Falou tudo caríssimo. Muita gente ainda acha que precisa de retiros, horas intermináveis de meditação, mais isso e aquilo, quando, nas pequenas atitudes de todo dia, podemos exercitar esse espiritualismo. Excelente texto.

    sorrisos :) :] :D

    Fa

    ResponderExcluir
  2. Qdo adolescente, participei de vários seminários de uma determinada religião/filosofia oriental. No final do seminário eles diziam: olhem, o seminário não termina hoje. Vai começar agora!!!
    É difícil "istar" o tempo todo, naquele momento de irritação a gente acaba esquecendo, mas a prática constante leva à perfeição!
    O pesquisador Anders Ericsson concluiu que para ter sucesso é necessário no mínimo 10.000 horas de prática com dedicação!
    Então... vamos lá!

    ResponderExcluir