quarta-feira, 13 de junho de 2012

TPM - Tensão Passível de Modificação

O pavor sentido por um fato se chama ‘medo’ e o sentido por uma possibilidade chama-se ‘ansiedade’. É como um cabo de guerra no peito. Nada agradável, não é? Mas evitável, com certeza! 

A tentativa de controle de possibilidades não é um bom negócio, como refletimos no texto "Sofrimento gerado por tentar evitar...sofrimento". Envolve intensamente a emoção e o pensamento, e não interfere exatamente no fato, chegando até a distorcer a percepção que se tem dos fatos. Muitas vezes torna-se uma lente de aumento, potencializando as impressões que se tem de um acontecimento. 

A que se dirige a pré-ocupação? O fato? Não. São as possibilidades rejeitadas associadas ao fato. E possibilidade... Bem, ‘possibilidades’ são ‘possíveis’ tão somente. Se ‘prováveis’, quando se efetivam mudam de nome, deixando de ser ‘possibilidades’... Passam a ser ‘fatos’. 

Há uma corda interior, energética, e o tensionamento dela – ansiedade- resulta em sofrimento. A tensão (corda muito esticada) precisa diminuir... Por meio do relaxamento, da pacificação da mente. 

Tentar deslocar o futuro para o presente resulta em algo inviável; não tente fazer isso, caso contrário você acaba por se machucar. 

Viva o momento, nele está toda a vida que pode ser vivida. Seja responsável, ponderado, comedido e viva com sobriedade. Mas deixe o futuro no futuro, o passado no passado, e viva o Presente. 

Se até hoje você foi tão criativo para imaginar muitas possibilidades, e por isso experienciou tantas vezes sofrimento injustificado, assuma: Você é super criativo! Use essa criatividade para extrair a compreensão e a sabedoria do momento presente. 

A vida é formidável! Deixe-se conduzir e produza ações conscientes. Isso é sintonia fina, harmonia... É boiar suavemente na superfície das águas da vida. 

Viva a vida, e ‘VIVA, VIVA’ a Vida! 

Um abraço do amigo Lucius Augustus, In

2 comentários :

  1. A vida é formidavel, é preciso aproveita-la com sabedoria e humildade. A ansiedade estraga o esforço de ter uma vida mais plena.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Sissym, que bom contar com sua presença!

    é verdade! e confiando, aprendendo, seguimos hábeis e resilientes edificante a deliciosa experiência do 'Viver'.

    Admiro bastante seu trabalho.

    Beijos

    Lucius

    ResponderExcluir