sábado, 25 de agosto de 2012

A Chama Está Viva ( Parte I)

O que ocorre se o sujeito obtiver toda sombra e toda água fresca que deseja? É uma boa reflexão, pois há uma distância colossal entre aquilo que é idealizado como a cereja do bolo, e efetivamente a cereja do bolo. Desejar algo pode simular um néctar dos deuses, mas, quando chega o realizável não é exatamente como esperado. 

Não era como esperava? É melhor? Que bom! Ah... Não é melhor... Está aquém do desejado?... Certo, entendi. 

  • O amigo desejou tanto não viver o que estava vivendo que quando deixou de viver o que estava vivendo percebeu que era preferível viver o que agora não estava mais vivendo ou nem ter desejado não viver o que agora está vivendo. 

“Lucius, paraaaa... Ficou difícil de acompanhar! Faz favor de explicar? Obrigado!” 

Vou reescrever o parágrafo fazendo substituições... Começarei por “O amigo”... 

  • O amigo desejou tanto parar de trabalhar, que quando parou de trabalhar (foi demitido) percebeu que era preferível trabalhar ou nem ter desejado parar de trabalhar. 

“Ah, agora sim, Lucius... Entendi!” 

É uma brincadeira, mas das mais úteis e funcionais! Por isso mesmo, recomendo a você que após a leitura do texto até esse ponto, volte ao 1º tópico e faça uma nova leitura, substituindo por algo que você rejeita. 

(lembre-se que rejeitar algo equivale a desejar outro algo) 

E então, brincou? Mas qual o propósito? Focar na satisfação, na insatisfação, no desejo e na rejeição. 

Assim como desejo e rejeição, satisfação e insatisfação também são faces da mesma moeda... E estão intimamente conectados. 

A pergunta inicial: “o que ocorre se o sujeito obtiver toda sombra e toda água fresca que deseja?”. A resposta é simples: vai ficar insatisfeito e desejar outra coisa. (mas não tem mais sombra e nem mais água fresca do que isso! “Então vou de sol e água morna mesmo”) 

Quando tratamos dos fenômenos do mundo sensorial, sensível, material, a dualidade satisfaz. Um polo só gera insatisfação e estimula o desejo do outro polo. (a insatisfação é a motivadora do desejo). 

Pode ser sombra e água fresca. Só um polo? Por mais estranho que pareça, começará a insatisfação. O sujeito desejará e será impulsionado pelo desejo ao outro polo. 

Onde está... Permaneceu um tempo no polo? Rejeita... Fica insatisfeito... Deseja... Busca a satisfação... Permaneceu no que desejava? Rejeita... e Assim o ser humano se move com sua contínua e recorrente insatisfação. 

O Ser humano é “eterno insatisfeito”? Não acredite nisso! Atenção... em alguns momentos da sua vida você sentiu!!! Há uma chama, digamos, dentro de cada ser humano, que o estimula a buscar o terceiro aspecto – a realizar o caminho do meio- a constatar a sua integração com o Todo... 

Lembre-se da Chama...Você já sentiu... 

Continuaremos... 

Um abraço,

Lucius Augustus, IN.

7 comentários :

  1. Parabéns poeta pelo belíssimo texto e lhe digo que
    A busca constante pelo que não sabe o que e, faz com que as criaturas estejam sempre insatisfeitas e continuando a buscar o que pensam que quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações fraternas, Jorge ! Muito obrigado!

      comentários muito bem vindos, que expressam sabedoria. Obrigado.

      A projeção do que realiza nem sempre confere com aquilo que de fato realiza, não é? E viver o presente em função do futuro, somente, é uma enorme sabotagem.

      Como um sábio disse uma vez "com fome, pensamos ser a pizza muito mais gostosa do que se apresenta após a saciedade se confirmar".MH

      Grande abraço, amigo.

      Lucius

      Excluir
  2. Que tal começarmos a valorizar o que temos e pararmos de almejar apenas(eu disse apenas)o que não temos,nem sabemos o que realmente é e se condiz com nossa realidade e perspectiva.
    A partir do momento que valorizamos o que temos e até as transformamos,consequentemente abrimos caminhos para infinitas oportunidades de aprendizado até então desconhecidas,gerando uma excelente experiência de vida.
    Seu texto é de suma importância e nos faz refletir sobre sentimentos humanos,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga! Sua presença é tão estimada!

      Excelente ideia: vamos apreciar e valorizar o contido no presente, com disposição de edificar o futuro passo a passo.

      Muito obrigado por seus comentários tão pertinentes e por seu carinho.

      Um abraço,

      Lucius

      Excluir
  3. Saudações Nobre Amigo Lucius,

    Obrigado por nos oferecer um texto tão iluminador. Uma excelente visão sobre desejos e rejeições, obrigado,
    fraterno abraço,
    R

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Nobre Amigo Acharya R.

      Obrigado por sua valorosa presença e apoio a esta empreitada. Seus saberes são a superfície de contato que identifica o que ofereço.

      Obrigado pela estima.

      Fraterno abraço,

      Lucius A., IN.

      Excluir
  4. Eu gosto de viver todos os dias ,como se fosse o ultimo dia de vida. E agradesso a deus por estar viva. .

    ResponderExcluir