quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Os Ventos e os Portos (Oportunidades V)

E já que temos tratado do tema ‘oportunidades’, eis algumas curiosidades para reflexão: os antigos romanos tinham um deus para os portos, chamado de “Portunus” e outro para os mares, chamado de “Neptunus”. O termo ‘Oportunidade’ resulta do latim “opportunitas”, que refere-se ao deus dos portos, e indica a atividade dos ventos favoráveis a empurrar os barcos na direção dos portos.

Inoportuno, desse modo, era o vento e condições que impediam as embarcações de alcançar o porto. Portanto, é válido dizer que oportuno era o sopro de vento favorável às naus, graças concedidas pelo deus “Portunus”.

Oportunidade (“Opportunitate”) surge daí, como um vento favorável à condução de quem quer chegar (navegantes), com seus meios (embarcações), aonde quer chegar (porto).

Há alguém que quer chegar a um lugar (estado de espírito, realização, fato) determinado ou mesmo projetado, valendo-se de meios específicos, e que precisa de ventos favoráveis ao seu deslocamento, afinal, se em parte o movimento que realiza depende de sua vontade, para totalizar tais ações ou movimento, há parte que independe de sua vontade.

O ser humano, em seus mais íntimos anseios, busca a todo o momento a felicidade... Se você pensa em alívio da opressão, dos receios, do stress, da solidão, das angústias, do sofrimento, considere as benesses concedidas pelas oportunidades- ventos que sopram diariamente indicando claramente quais são seus pontos de resistência e quais podem ser as correções necessárias para que você chegue ao seu “porto seguro”.

Sinta tanto na calmaria quanto na tempestade, a disposição de viver integralmente agora, neste exato momento- sempre no presente – a aliança entre você e “Portunus”... entre você e sua própria natureza divina, que com absoluta certeza, em perfeita sintonia com o Universo, indica frequentemente a direção a seguir para que você viva sua plenitude.

Eu observei os mares, amigos queridos, e cheguei a uma conclusão fantástica: Todos, absolutamente todos, em algum momento alcançarão seus portos seguros. Que tal já mirar seu porto?

Abraço, Luicus Augustus, IN.

0 comentários :

Postar um comentário