sábado, 27 de julho de 2013

A Revelação

Com o tempo aprendi que precisava me adequar aos padrões estéticos que eram admitidos de modo a configurar o belo; queria ser apreciado... Desejava produzir atração.

Aprendi que meu comportamento precisava ser semelhante ao comportamento dos meus pares; desejava, a todo o momento, fazer parte do meio e ser aceito... Sentir-me aceito era tão importante para mim.

Procurei me adaptar, reproduzindo os trejeitos dos meus convivas, a linguagem, as gírias, os gostos... E nem sempre gostava do que os outros gostavam... Mas desejava tanto que me reconhecessem como igual... que importava meus gostos, se eram incompatíveis com os gostos que reconhecia no meu grupo?

Estar sempre na moda, curtir as mesmas alegrias, chorar as mesmas tristezas, sentir a mesma indignação me dava alguma segurança, pois eu não era um estranho dentre os meus.

Reconheci que era importante ter amigos e fiz tudo que podia para me adaptar a eles, até mesmo ignorar meus próprios pensamentos, para acolher as opiniões alheias ás minhas... e fui refletindo menos, me submetendo mais ao modo de pensar corrente...

Aprendi que precisava cumprir meu papel social, cumprir meus deveres religiosos, construir uma carreira, patrimônio, família... Acolhi sem resistência que este era o sentido da vida, meu Script.

Imitei, até nem perceber mais que não escolhia livremente, os objetos que continham a promessa da felicidade... assim escolhi as minhas roupas, meus objetos tecnológicos, meu carro, minha casa... e trabalhei, estudei, fiz tudo o que parecia satisfazer o protocolo do modo de vida que havia sido traçado para mim... insatisfeito, mas não lutei, pois sempre havia mais alguma coisa para eu conquistar que prometia que eu seria feliz...

Aprendi a opinar, a discutir os mais diversos temas, até a me indignar frente às indignações comuns... e me senti como alguém que tinha seu modo de pensar exercido livremente...

Mas havia algo errado... Não me sentia livre... Não sentia a satisfação de uma estranha inquietação que gritava dentro de mim... ‘O sentido da minha vida’...

O sentido da minha vida!

Foi como uma explosão em minha mente! Percebi que seguia um roteiro que antecedia meu nascimento... o modo de viver e o modo de me adaptar ao meio já estavam presentes quando nasci... eu apenas segui este roteiro... não ouvi minha essência...

Mas não era tarde demais! Refleti... e observei... e compreendi: eu estava olhando tanto para fora de mim, tentando tanto me adaptar ao “modus vivendi” dos meus convivas, que fui me afastando de minhas próprias vocações, da minha essência!

Tentando satisfazer os ditatoriais preceitos do que é entendido como belo, não reconheci em mim minha verdadeira beleza. Eu a reconheço agora! Sou belo! Aceito minha forma, meu corpo... Aceito tudo em mim. E me sinto em paz do jeito que sou. Posso me dedicar à minha saúde, não mais para cumprir com a ditadura da beleza, mas para viver bem, com disposição e vitalidade.

Tentando ser aceito e me sentir parte de algo, ignorei que era já um Ser Integral, pleno, independente da aceitação alheia. Hoje me aceito integralmente, e sinto a deliciosa liberdade de poder conviver com quem quer que seja, pois não me importa mais a imagem e sim quem eu verdadeiramente sou. Consigo me adaptar respeitosamente a qualquer meio, pois conviver é fantástico... Contudo, minha busca deixou de ser a aceitação do outro, e já totalmente “de bem” comigo, busco o aprendizado e as fantásticas oportunidades que os relacionamentos oferecem.

Adaptação ao meio não implica mais em renúncia às minhas aspirações, talentos e jeito de ser. Minha adaptação segue como um ato respeitoso ao meio no qual escolho livremente viver. Isso é fantástico!

Minhas escolhas estão cada vez mais incondicionadas, pois não objetivam seguir o que é tido como “normal”, e longe de ser ‘normal’ ou ‘não normal’, vivo em paz escolhendo como individualidade distinta que sou. Original, repleto de contentamento.

Sinto-me seguro, estável, feliz, pois não busco mais a satisfação das promessas contidas nas projeções futuras, nem nos bens materiais e tampouco nos títulos ou no status.

Minha satisfação é a realização presente, e a construção do meu futuro é o caminho que produz a realização e a alegria que mereço. ‘Ser’ substituiu a importância do ‘Ter’, e se escolho algo transitório, um bem material, é por exercício livre de minha vontade e não por desejar encontrar o prazer prometido pela conquista do que fora desejado. A caminhada é realizadora. A conquista é consequência... Natural assim.

Minhas relações afetivas, meu trabalho, meus estudos, meu lazer... não são papéis que devo cumprir e satisfazer; são expressões de minha liberdade de me relacionar com os meios que se apresentam vida afora, nos quais posso viver plenamente minha afetividade, meus talentos, minha vocação ao aperfeiçoamento pessoal e minha fantástica experiência de experimentar nutritivamente a vida que me foi oferecida como “Caminhada no Jardim do Pai Maior”.

Sim, amigos... O sentido da minha vida... Acordei! Percebi que a minha vida tem uma ‘Razão de Ser’, e a ela me dedico... Meu Propósito... Meu amado Propósito, que com unidade de intenções informa que sou uma individualidade Distinta, única no Todo, que por um Ato de Infinito Amor e Saber de Deus, me fez ‘Ser Existente’. Com unidade de intenções dirijo-me a ações conscientes, escolhas conscientes, desenvolvimento da liberdade de perceber minha própria existência...

Roteiros preestabelecidos para minha vida? Não mais! Sou, por constatação vívida, cristalina, Idealizador e executor do Meu Próprio Destino! Sou Senhor da minha própria Vontade. E quer saber mais? Não sou especial... Sou mais que isso: Sou ÚNICO!

EU SOU VOCÊ... Em breve!


Um abraço afetuoso, Lucius Augustus, In.

14 comentários :

  1. Que bonto quando alguem abre o coracao sem medo, é isso ai amigo, estava jogando candy crash no meu celular e quando alcabou as vidas apareceu um coracaozinho chorando, dizendo acabou suas vidas, quer dizer que nao passei de fase e se quiser continuar naquele momento tenho que esperar o tempo que dizia ou comprar vidas, Em fim, é assim conosco tambem, essa vida que estamos vivendo hoje é MAIS UMA CHANCE, UMA OPORTUNIDADE, UM MILAGRE, para nos esforcarmos para arrumar e resolver tudo que tem que ser resolvido, resolvermos o mundo, só que primeiramente o nosso mundo interno para so depois ajudarmos os outros, se cada um resolvesse a sua batalha interna, ja pensou?.
    É um privilegio mais essa vida, e ser melhor como pessoa a cada dia deve ser a intençao!!!
    Fraterno abraço
    Simone

    ResponderExcluir
  2. temos q aceitar o q somos, nuca ser igual aos outros, fazer o q gostamos,e ser feliz!

    ResponderExcluir
  3. O que importa é se aceitar olhando no espelho da alma e se aperfeiçoar em ser feliz sempre sem se importar com o que os outros pensam de você !

    ResponderExcluir
  4. fé na vida .. caindo e levantando e acreditando que amanha o dia será melhor..

    ResponderExcluir
  5. Lucius finalmente depois de longo tempo recebendo atualizações suas entrei na sua casa na net, te digo eu sei que tudo em seu tempo certo, e hoje foi o meu tempo certo de te encontrar, dizer que tudo que disse acima veio de encontro à minha alma é para mim muito importante, até hoje não sei o que sou e realmente me sinto um blefe, perdi-me nas dobras do tempo, perdi-me nunca soube lutar pela vida, nunca me importei com bens materiais e minha vaidade sempre foi muito baixa, hoje convivendo com algumas pessoas da família percebo que talvez tenha deixado de viver, apenas deixei a vida passar, pena mas não sei como nesta altura da minha vida modificar isto, precisou a solidão realmente bater para que eu visse que cada um colhe o que planta e eu plantei solidão. Tenho um sonho que é unicamente para mim abandonar o cigarro, luto muito para isso mas caio toda hora, isto me entristece, agora de resto para mim nada importa, mas ficarei imensamente feliz vendo feliz aqueles que eu amo, por eles eu torço, eu oro, Deus o abençoe por compartilhar estes alimentos da alma, acredita que conversando assim com você os olhos estão marejados de lágrimas? Não sei porque, mas me emociona esta tua casa, você é gente que faz, abraços e muita paz Luconi

    ResponderExcluir
  6. Quando se descobre este modo de viver com aceitação, tudo se torna mais fácil, mais simples, mais bonito. Que bom quando todos tivermos esta percepção! Abraços, Ieda.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente um texto incrível, fascinante ler isso. Nos redimensiona e nos lembra coisas que parecem tão evidentes, mas deixamo-nos esquecer. Obrigado por compartilhar caro amigo!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu texto e me identifiquei.Querendo ou não,tenho em mim esse desejo de ter amigos,ser aceita.Talvez vaidade,talvez falta de auto conhecimento,de qualquer forma seu texto foi um ótimo alerta para a vida.Abraços e bom domingo,

    ResponderExcluir
  9. O caminho do meio entre ser livre e respeitar os demais é um grande desafio existencial. Minha tendência nunca foi reproduzir as vontades alheias. O espírito crítico sempre ecoou em mim, desde a infância. Já entrei em contendas em nome desta minha liberdade. Agora minha intenção é encontrar um lugar de paz entre mim e os que comigo convivem. Concordando ou não, aceitar. Me aceitar, aceitar o outro. Ser íntegro é também respeitar o que os outros são. Este o meu caminho. Grata pelas reflexões. Namastê! Ana

    ResponderExcluir
  10. Uma verdadeira revelação mesmo!!! Que acredito que seja o que muitos buscam, mas que também as vezes não queremos enxergar, pois nos deixamos carregar pela "massa", ao contrário, como é bonito ver alguém assim como você, sair dessa bolha e ir atrás do que realmente importa e nos faz viver, o fato de sermos ÚNICOS o que esquecemos com facilidade, pois acabamos pensando que somos "apensa mais um", triste não acha? Mas é isso aí... um dia serei vc!

    ResponderExcluir
  11. Tenho sentido uma vontade tão grande de descobrir essa tal auto estima. Sei que ela pode me libertar de muitos conflitos internos. Muito obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Sou o Alfredo do Portal Teia.
    Só estou passando para contar uma novidade, agora temos também um super agregador de links, mais uma ferramenta para ajudar a divulgar nossos amigos blogueiros, se interessar eu garanto sua vaga, é simples e rápido e você pode enviar quantas postagens quiser todos os dias.Não perca essa oportunidade, adoramos seu blog e gostaríamos de contar com sua presença.
    Aguardo seus links.
    Um super Natal e um ano novo repleto de novidades e surpresas saborosas!

    ResponderExcluir