sexta-feira, 30 de março de 2012

Tudo Acaba Bem: O Começo



Ter e não ter são estímulos ao sofrimento. Vejamos algumas possibilidades:

  • Você pode sofrer por ter alguma coisa que quer, mas teme perder;
  • Você pode sofrer por ter alguma coisa que não quer ter;
  • Você pode sofrer por não ter alguma coisa que quer;
  • Você pode sofrer por não ter alguma coisa que não quer, mas teme ganhar.

Sofrimento só acontece no território da mente - do pensamento e da emoção. A “casinha” do sofrimento é a mente. E qualquer fator que possa alterar sua natureza, necessariamente precisa atuar nesse território.

Se considerarmos que alguma circunstância externa produziu o sofrimento ou que extinguirá o sofrimento, ficaremos aprisionados em nossas próprias falsas realidades.

A solução para este problema é simples: exercitar a paz independente de qualquer circunstancia exterior. “Ah Lucius, é fácil falar sobre a paz, mas viver o que você falou não é nada fácil!”.

É um fato. Mas difícil não quer dizer inviável; quer dizer, no máximo, trabalhoso. E, vamos lá, considere o sofrimento de um lado e o desconforto do esforço de outro, qual parece mais interessante? Ah sim, lembre-se, para responder essa pergunta, que na melhor das possibilidades o sofrimento só dará lugar a outro sofrimento, mas os esforços para se sentir em paz produzem resultados perenes.

Ter e não ter, eis a questão? Fácil! Ser é a solução (você Já É). Algo bem útil: feche os olhos, respire profundamente e considere que você emana uma luz maravilhosa por todo o seu corpo, e o Universo te banha com uma luz ainda mais bonita e agradável. Fique assim, sentindo essa comunhão deliciosa por alguns minutos...

Lucius Augustus, In., seu amigo que te estima.

4 comentários :

  1. Lucius O blog e muito informativo.Gostei e é mas um caminho para que eu possa aprender mas,parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alma amiga, fico muito grato por suas percepções. Aprenderemos juntos. Um super abraço, Lucius Augustus, IN, seu amigo.

      Excluir
  2. muitas vezes pensamos que quando tivermos, seremos.
    Atualmente, penso que quando eu for, terei o que merecer com o menor desgaste possível dos desejos e com maior confiança em Deus que nunca nos desampara e sempre nos provê daquilo que precisamos realmente, até da pobreza...
    Lucius, eu também te estimo pela sua nobreza em compartilhar o que aprendeu.
    Abraço fraterno,
    Lenora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações fraternas, Lenora! Que legal seu comentário - muito útil-, obrigado! Caminhemos juntos, aprendendo e servindo! Um afetuoso e fraterno abraço, Lucius.

      Excluir